Viagem à Coréia do Sul

O AMOR DE DEUS QUE CURA UMA NAÇÃO

The Love of God That Heals a Nation

War Memorial Seoul South Korea

Pede-me, e eu te darei as nações por herança, e os fins da terra por tua possessão. Salmo 2.8

Álbum de Fotos no Facebook

Vídeos da Viagem na WebTV

A República da Coréia do Sul experimentou após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coréia, um mover de Deus incomum. Um verdadeiro milagre nacional. Houve um crescimento econômico expressivo e um desenvolvimento social impressionante. Após o período de dominação japonesa (1910-1945) e a cisão nacional (Guerra da Coréia / 1950-1953), a Coréia do Sul é uma prova viva do milagre de Deus para uma nação.

Em apenas 60 anos, o IDH do país atinge o nível de países como Inglaterra, Espanha e França. O PIB é o 13º do mundo. De acordo com os índices de criminalidade, possui um alto nível de segurança pública. Seu sistema educacional é a base para o crescimento continuado. As escolas coreanas foram as primeiras do mundo e serem equipadas com conexão a Internet de banda larga e a disponibilizar livros didáticos digitais gratuitos para todos os alunos até o ensino médio. Tecnologicamente, ocupa uma das mais influentes posições no mundo (é membro do OCED), com destaque para as indústrias eletrônicas e automotivas. A arquitetura de sua capital, Seoul, impressiona. A modernidade, qualidade e custo de seu sistema de transporte público são exemplares. Além de tudo isto, o povo é muito prestativo e amável. É um país abençoado por Deus!

Yoido Full Gospel Church

Yoido Full Gospel Church

Neste contexto, tivemos a oportunidade de conhecer de perto um paradigma eclesiástico que surgiu na segunda metade do século XX; as Mega-Igrejas. Com o apoio do departamento de missões da Yoido Full Gospel Church, igreja dirigida por seu fundador emérito Rev.David Yonggi Cho, nos hospedamos no dormitório do complexo da sede de igreja em Seoul. Esta se localiza no distrito de Yeouido, as margens do Rio Han, no centro empresarial da cidade. O templo central é composto por diversas capelas e Santuário Principal (com capacidade para 12.000 pessoas). Apesar da dimensão não há espaço suficiente para comportar uma reunião com todos os membros simultaneamente. A solução foi o desenvolvimento de igrejas satélites e a implantação do sistema celular.

Yoido Full Gospel Church / Main Santuary, Entrance Gate and Parking Area

Visitamos o Monte de Jejum e Oração da Yoido Church, e em plena quinta-feira, as 11:00 da manhã, os auditórios e capelas estavam repletos. Os ônibus para o local cheios, e as grutas de oração da mesma forma. Este retiro localiza-se próximo a fronteira com a Coréia do Norte e podemos ver a presença mais intensa do exército com tanques e soldados. O povo cristão tem levantado um verdadeiro escudo de oração que protege a nação.

Yoido Full Gospel Church / Prayer Montain Grootoes

A igreja conta com um grande complexo administrativo. Prédios inteiros são utilizados para as diversas atividades desenvolvidas. Os serviços prestados pela igreja, como hospedagem, transporte e alimentação, são a um baixíssimo custo quando não são cobrados. Nossa hospedagem no dormitório da igreja custou aproximadamente U$ 5 por pessoa/dia. A taxa do dormitório não é cobrada. O visitante deposita o valor acertado na urna de ofertas como um ato de gratidão. O ônibus que transporta os membros da igreja ao Monte de Oração é gratuito (viagem de aproximadamente uma hora). O mais importante é que as pessoas sejam abençoadas. Há um claro prazer no servir e Deus claramente supre as necessidades da igreja.

Myung Sung Presbyterian Church

Myung Sung Presbyterian Church Old and New Temple

Visitamos também a Igreja Presbiteriana de Myung Sung nos arredores de Seoul, dirigida pelo Rev. Kim Sam-Hwan. É a maior Igreja Presbiteriana da Coréia do Sul e estatisticamente é considerada a maior Igreja Presbiteriana do mundo. Nesta, fomos muito bem recebidos pelo Pr. Park, assistente do Rev. Kim, e pelo Ev. Pedro Oh, atuando no Departamento de Missões Transculturais da igreja, o qual residiu no Brasil por muitos anos e é fluente no Português. Este, amavelmente nos apresentou a estrutura da igreja, assim como seu Museu de História. Muito nos impressionou o milagre de crescimento e a grande influência que a igreja exerce em toda a comunidade prestando inúmeros serviços sociais.

Museu de História do Presbiterianismo e da Igreja Presbiteriana de Myung Sung

Recentemente inauguraram um novo templo, muito avançado, com capacidade para 7.000 pessoas. Conta com uma acústica específica para que todos possam escutar o preletor de qualquer lugar da arena, sem auxílio de microfone. Há uma sala de broadcast, diretamente conectada com a rede de televisão local, capelas auxiliares, salões de exposição cultural e sala de concertos.

Contudo o que mais impressiona não é a estrutura, mas sim o cuidado com cada membro. Apesar do crescimento exponencial, existe uma grande preocupação de não permitir que as necessidades de uma mega-igreja a transforme em uma grande empresa. Todos são pelo conduzidos pelo Rev. Kim Sam-Hwan a este ideal bíblico.

Myung Sung Presbyterian Church / Choir & Orchestra

A Igreja Presbiteriana de Myung Sung reconhece o ministério feminino. Existe a função de Exhorters (ministério para mulheres semelhante ao dos presbíteros). Estas atuam na liderança dos pequenos grupos (células). Existe também a separação ministerial para o pastorado feminino, além das missionárias atuantes em campo e do diaconato. O ministério feminino é exercido com a mesma autonomia do ministério masculino. Todas as semanas o Rev. Kim Sam-Hwan celebra um culto específico para todos os pastores e líderes de sua igreja em Seoul.

O investimento em missões mudou a realidade da Igreja Presbiteriana de Myung Sung. Logo no primeiro ano de existência, a igreja não possuía recursos excedentes para investimento, mas passou a experimentar um grande crescimento após iniciar a contribuição regular para sustento dos campos missionários. Desde então os recursos se multiplicaram. Hoje o Departamento de Missões da igreja trabalha com mais de 400 missionários em campo, em diversos países, sendo que 95% do total atuam em comunidades autóctones (não-coreanos).

Pr.Kendji e Miss.Ana / Myung Sung Presbyterian Church

Reflexões

A oração é uma prática habitual dos cristãos coreanos. As igrejas começam suas atividades por volta das 4:00 da manhã. Na Yoido Church presenciamos a chegada dos irmãos as 4:30 e o grupo de louvor já estava cantando para o culto matinal que inicia as 5:00, antes de todos irem para o trabalho. Na Igreja Presbiteriana de Myung Sung não é diferente. Ela é conhecida como a igreja dos cultos da madrugada.

Eles entenderam que a oração movimentou a transformação nacional e na vida pessoal. Eles entendem que nada podem fazer; somente Deus faz o impossível acontecer. Nos poucos dias que lá estivemos, percebemos alguns desses impossíveis.

Há o milagre da organização social que facilita a vida cristã. A sociedade sul-coreana, reconstruída das cinzas nas ultimas décadas, disponibiliza liberdade religiosa, estabilidade econômica, segurança pública, boas relações exteriores e respeito internacional para envio de missionários. Situa-se no coração do Leste Asiático e é o maior país cristão da região. Aproximadamente 20 % da população é evangélica abraçando todas as camadas sociais. A ação missionária da igreja está nas raízes da reconstrução, por isso alcançou respeito e influência no transcorrer dos anos.

War Memorial South Korea

Observamos o milagre da sociedade organizada sem o excesso de regras. Eles são um povo livre, espontâneo, tranqüilo. Cada um sabe o que deve fazer e a ação é natural sem uma cobrança opressiva para observância destas.

Vimos o milagre do crescimento econômico sem o extremo do trabalho compulsivo (workaholic). Nada impede os irmãos de orar e reservar tempo para serem ativos no Reino de Deus e freqüentarem a igreja com regularidade (há reuniões todos os dias da semana nas várias capelas e nos templos principais).

Há também o milagre do avivamento. Após a Segunda Guerra Mundial e a Guerra da Coréia (ver Memorial da Guerra), o número de protestantes chegou a 20% de toda a população. Com este mover surgiu as Mega-Igrejas. O que garante a continuidade desta estrutura até hoje são a centralidade bíblica e a oração perseverante.

A expansão. O cristianismo é influente e exerce claramente a função de sal e luz. Este avivamento não estacionou apenas ao sul da península coreana. Eles espalharam de forma organizada vários missionários ao redor do mundo. Pelo pouco que conhecemos do Departamento de Missões Transculturais da Igreja Presbiteriana de Myung Sung percebemos a meticulosidade dos projetos missionários.

O espinho na carne. No trajeto do complexo da Yoido Church até o Monte de Oração, ao nos aproximarmos da fronteira com a Coréia do Norte, observamos a intensificação da presença militar na região. Em 1953 foi assinado apenas o Cessar Fogo não um Tratado de Paz. Por isso, tecnicamente os dois países ainda estão em guerra. A guerra deixou marcas profundas na sociedade em ambos os lados. Neste contexto, chamou-nos muito a atenção a oração que todos os pastores fizeram pela Coréia do Norte, nos cultos que participamos. Em especial a oração do Rev. Kim, na qual ele dizia; Eu vejo pela fé, Kim Jung Woon (atual presidente da Coréia do Norte), assinando o Tratado de Paz entre as coréias na Assembléia Nacional, e os norte-coreanos aceitando a Jesus como seu salvador!

No Japão há treinamentos preventivos para catástrofes naturais (terremotos, furações). Há equipamentos de socorro instalados nos locais públicos e os prédios são construídos na perspectiva da estrutura inteligente (que amortece o impacto sísmico). Contudo, ao andarmos nos trens de Seoul, observamos armários com mascaras anti-gás e vídeos instrutivos para o caso de bombardeios ou ataques terroristas. Isto porque, em uma possível ofensiva da Coréia do Norte, Seoul seria provavelmente o primeiro alvo por se tratar da capital política, do centro econômico e por estar próxima a fronteira.

Yeoido Park Seoul

Conclusão

O Espírito Santo nos ensinou grandes lições para aplicarmos na vida pessoal e ministerial dentro do contexto das missões transculturais brasileiras. Nossa oração é para que participemos ativamente deste grande mover mundial e para que o Japão seja alcançado por um grande avivamento. Deus pode fender o tempo e o espaço para realizar tal milagre em uma nação.

Cremos que estes são os dias que precedem o retorno de Jesus; esta é a nossa geração. Nós veremos o cumprimento do texto de Números 14.21 que diz; “…a glória do Senhor encherá toda a terra”.

Que o Senhor Jesus Cristo vos abençoe!

Pr.Luís Kendji e Miss.Ana Claudia

Anúncios

Sobre renewedpresbyterian

renewed presbyterian church of japan in anjo city aichi province
Esse post foi publicado em Missions, News, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

8 respostas para Viagem à Coréia do Sul

  1. monica e rinaldo disse:

    que Deus os abençoe ricamente e que orem pelo brasil para haver um genuino avivamneto aqui no brasil pois estamos precisando e principalmete aqui no nordeste

  2. pastor robsonn lima brasil disse:

    desejo asrdentemente ir a coreia do sul mas nao sei como faze-lo os irmaos poderiam me orientar

  3. Marcone Bezerra Carvalho disse:

    Estimados Pr. Kendji e Miss.Ana, saudações cristãs.

    Sou ministro presbiteriano, atualmente pastoreando a 1a IP de Santiago, Chile.

    Gostei de ler sobre essa viagem que fizeram à Coreia do Sul. Tenho vontade de visitar o país. No momento estou pesquisando sobre o presbiterianismo na Coreia do Sul, uma realidade pouco conhecida no Brasil.

    Gostaria de saber se vocês têm e podem me passar algum contato do Ev. Pedro Oh, que fala português, ou mesmo de alguém da Igreja Presbiteriana de Myung Sung com quem eu possa me comunicar em inglês.

    Que Deus abençoe ricamente vocês.

    Em Cristo,

    Marcone.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s