Viagem Missionária às Filipinas

Viagem Missionária às Filipinas

Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda as nossas próprias almas; porquanto nos éreis muito queridos.

I Tessalonicenses 2.8

ÁLBUM NO FACEBOOK

Entre os dias 27 e 31 de março de 2012, visitei o campo missionário da IPRJ nas Filipinas com intuito de supervisionar o trabalho em andamento assim como desenvolver novas parcerias.

Esta viagem foi muito produtiva e gratificante em vários aspectos. Tive o privilégio de conhecer a IPR de Cavite, ter agradáveis momentos de comunhão com nossos irmãos filipinos e realizar a consagração do primeiro presbítero e da primeira diaconisa deste campo missionário, em um culto emocionante.

De igual modo tive o privilégio de visitar a Igreja Presbiteriana de Iligan, em Minadanao, juntamente com o Pr.Crisóstomo. Igreja dirigida pelo Pr. Henrieto Pacaldo, o qual realizou a distribuição dos donativos enviados pela Igreja Presbiteriana Renovada do Japão às vítimas do desastre natural que aconteceu na região em dezembro de 2011.

Apresento abaixo a transcrição de uma parte do relatório da viagem.

Igreja Presbiteriana de Iligan – Mindanao

O Pr. Henrieto Pacaldo desenvolve seu ministério na Igreja Presbiteriana de Iligan, com uma congregação no distrito de Sabayle e ponto de pregação Barangay Mantikaw.

A igreja promove uma escola de educação cristã infantil, hoje com aproximadamente 30 alunos. Aos finais de semana, cerca de 100 crianças da localidade participam da escola bíblica.

O Pr. Pacaldo desenvolve o trabalho de evangelização por meio de pequenos grupos nas residências e localidades dos discipulandos.

O campo missionário localiza-se em uma região de forte influência islâmica, mas que politicamente usufrui de liberdade religiosa. Dista aproximadamente 3 horas da região de administração especial islâmica. Na congregação de Sabayle e em Barangay Mantikaw são realizados cursos de treinamento para abordagem e evangelização de islâmicos por missionários que atuam nas áreas restritas e em comunidades rebeldes ao governo central.

A região usufrui de liberdade religiosa, mas a maioria dos políticos é de origem islâmica. Apesar da aparente tranqüilidade social, encontramos policiais e seguranças particulares fortemente armados em vários pontos da cidade.

O Pr. Pacaldo é Bacharel em Agronomia, Bacharel em Teologia e Mestre em Divindade. Sua esposa é Pedagoga e coordena a escola da igreja. Tem uma vida modesta, mas possui condição privilegiada em relação ao padrão social da região. Apesar de sua formação no seminário presbiteriano tradicional, é fortemente influenciado pela renovação espiritual, inclusive vivencia os dons espirituais.

Ele e sua esposa dedicam grande parte de seu ministério à oração, promovendo retiros espirituais e campanhas de intercessão. Após o desastre natural em Iligan participou da campanha de 40 dias de oração com as igrejas protestantes da região.

Atualmente estamos avaliando meios para desenvolvermos parcerias em projetos missionários na região. Orem pelo Pr. Pacaldo, sua família e igreja.

 

IPR de Cavite

Esta foi Minha primeira visita a IPR de Cavite após sua inauguração. Desde minha última visita em novembro de 2007, observei um grande desenvolvimento do campo.

A igreja está bem localizada no município de Cavite (Bacoor), região vizinha a zona metropolitana de Manila. Está em uma avenida de grande movimento, em frente a um grande centro comercial e próximo de um grande Shopping Center (SM Cavite).

O salão possui dois andares, sendo que o segundo andar ocupa o espaço de duas salas. Tem cozinha, um quarto e um banheiro no segundo andar. O templo tem infra-estrutura básica. Conta com energia elétrica, mas não tem água encanada e tratada. Possui aparelhagem de som, projetor OHP, cadeiras, ar-condicionado, ventiladores e alguns instrumentos musicais.

O custo de vida é alto e um salário médio de P$ 12.000 não é suficiente para suprir todas as necessidades de um pastor nesta região (Bacoor / Manila).

O Pr. Ernesto, que atua na região de Pangpanga, a partir de abril deste ano passará a desenvolver atividades sociais voluntárias para ampliação do trabalho missionário. A meta são serviços voluntários em escolas, orfanatos, asilos e hospitais, com intuito de estabelecer uma rede de relacionamentos para formação de novos grupos de discipulado, formando uma base para composição de uma comunidade cristã na cidade.

No dia 30 de março (sexta), foi realizada a consagração do irmão Alberto Cuadra ao prebiterato e a irmã Dolorita Alonde ao diaconato. Esta foi a primeira consagração de oficiais da IPR de Cavite. A cerimônia aconteceu em culto especial, com grande comoção por parte do Pr. Crisóstomo German, que os pastoreia há alguns anos, e acompanhou o crescimento e sua dedicação. De igual modo foi uma grande alegria para toda igreja.

Orem pelo Pr. Crisóstomo e sua esposa Ir. Glória, para que possam ter todas as suas necessidades supridas e suas vidas renovadas. Orem por nossos irmãos que foram consagrados e suas famílias. Orem pelo Pr. Ernesto e sua família. Intercedam por toda IPR de Cavite e pelo crescimento e expansão da obra missionária nas Filipinas.

Que o Senhor abençoe e prospere em paz toda sua Igreja!

Pr. Luís Kendji Gemir Yasumura

Sobre renewedpresbyterian

renewed presbyterian church of japan in anjo city aichi province
Esse post foi publicado em Missions, MultiEthnic, Presbyterian Japan, Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s