A mulher com fluxo de sangue

A MULHER COM FLUXO DE SANGUE

Marcos 5.21-34

LINK DA MENSAGEM NA WEBTV

①  Introdução e Elucidação

  • De acordo com o texto Jesus foi expulso de Gadara, mas foi calorosamente recebido por uma multidão do outro lado do mar, em Cafarnaum. A multidão o comprimia, mas apenas duas pessoas de destacam nesse relato entrelaçado: Jairo e a mulher hemorrágica.
  • Esses dois personagens ensinam-nos alguns contrastes:

Jairo era um líder da sinagoga; ela uma mulher anônima;

Jairo era um líder religioso; ela era excluída da comunidade religiosa;

Jairo era rico; ela perdera todos os seus bens em vão buscando saúde;

Jairo teve a alegria de conviver 12 anos com sua filhinha que agora está à morte; ela sofre há 12 anos uma doença que a impede de ser mãe;

Jairo faz um pedido público a Jesus; ela, temerosa, aproxima-se de Jesus com um toque silencioso e anônimo;

Jesus atende a ambos, mas a atende primeiro.

  • A mulher hemorrágica ensina-nos sobre as marcas de uma fé salvadora:

Uma fé nascida de uma grande necessidade (v.25): um sofrimento prolongado, que gerou desesperança, destruição de sonhos e segregações.

Uma fé nascida do desengano (v. 26);

Uma fé reflexiva (v. 28); uma fé resoluta (v. 27);

Uma fé que surge do voltar-se da desilusão para Jesus (v. 27);

Uma fé sincera (v. 33);

Uma fé confessada em público (v. 33); uma fé recompensada (v. 34).

  • Neste texto encontramos três características da fé desta mulher que precisamos transportar para nossa própria vida.

②  Proposição

O toque de fé em Jesus transforma a nossa vida

Vejamos as peculiaridades que envolviam a fé da mulher que tocou Jesus

③  Tópicos

A)-Quando nós tocamos as vestes de Jesus com fé, podemos ter a certeza da restauração ( vs 28 e 29 )

  • No meio da multidão que comprimia a Jesus, a mulher tocou em suas vestes e ele perguntou: “Quem me tocou nas vestes?” (5.30). O que houve de tão especial no toque dessa mulher?Vejamos as características do toque dessa mulher nas vestes de Jesus:
  • Em primeiro lugar, foi um toque intencional. Ela não tocou em Jesus acidentalmente; ela pretendia tocá-lo.
  • Em segundo lugar, foi um toque proposital. Ela tinha um propósito. Desejava ser curada do seu mal que a atormentava há doze anos.
  • Em terceiro lugar, foi um toque confiante. Ela foi movida pela fé, pois acreditava que Jesus tinha poder para restaurar sua saúde.
  • Em quarto lugar, foi um toque eficaz. Quando ela tocou em Jesus, ficou imediatamente livre do seu mal. Sua cura com completa e cabal.
  • Ela recebeu três curas distintas:

A primeira cura foi física; O fluxo de sangue foi estancado.

A segunda cura foi emocional; Jesus não a desprezou, mas a chamou de filha (5.34) e lhe disse: “Tem bom ânimo” (Mt 9.22).

A terceira cura foi espiritual; Jesus lhe disse: “A tua fé te salvou” (5.34).

B)- Muitos comprimem a Cristo, mas poucos o tocam pela fé ( vs 27 )

  • Jesus frequentemente estava no meio da multidão. Ele sempre a atraiu, não obstante a maioria das pessoas que o buscava não tinha um contato pessoal com ele.
  • Muitos seguem a Jesus por curiosidade, mas não recebem nenhum benefício dele. Jesus conhece aqueles que o tocam com fé no meio da multidão.
  • Pela fé nós cremos, vivemos, permanecemos firmes, andamos e vencemos. Pela fé nós temos paz e entramos no descanso de Deus.
  • A multidão vem e a multidão vai, mas só essa mulher o toca e só ela recebe a cura. Aos domingos, as multidões vão às igrejas. Aqui e ali alguém é encontrado chorando por seus pecados, regozijando-se em Cristo pela salvação e então Jesus pergunta: quem me tocou?
  • Muitas pessoas vêm à igreja porque estão acostumadas a vir. Acham errado deixar de vir. Mas estar em contato real com Jesus não é o que esperam acontecer no culto.
  • Possivelmente esse seja o maior número nas igrejas: é como a multidão que comprime Jesus, mas não o toca pela fé.
  • Ao vir a casa de Deus, não abra mão de tocar nas vestes de Jesus. Não se contente apenas em orar mecanicamente, toque em Jesus pela fé. Não se contente em apenas ouvir um sermão, toque nas vestes de Jesus.
  • A mulher hemorrágica não estava apenas no meio da multidão que apertava Jesus, ela tocou em Jesus pela fé e foi curada! Seu toque pode ser descrito de quatro formas:

Em primeiro lugar, ela tocou em Jesus sob grandes dificuldades. Havia uma grande multidão embaraçando seu caminho. Ela estava no meio da multidão apesar de estar doente, fraca, impura e rejeitada. Quantas dificuldades temos que transpor para vir à igreja, buscar a Deus, tocar em Jesus.

Em segundo lugar, ela tocou em Jesus secretamente. Vá a Jesus, mesmo que a multidão não o perceba ou que sua família não saiba, pois ele pode libertar você do seu mal.

Em terceiro lugar, ela tocou em Jesus sob um senso de indignidade. Por ser cerimonialmente impura, estava coberta de vergonha e medo, sentia-se indigna.

Em quarto lugar, ela tocou em Jesus humildemente. Ela o tocou por trás, silenciosamente. Ela prostrou-se trêmula aos seus pés. Quando nos humilhamos, reconhecemos que nada podemos fazer, Deus nos exalta.

C)-Aqueles que tocam a Jesus pela fé são restaurados ( vs 34 )

  • Dois fatos podem ser destacados sobre a cura dessa mulher:

Em primeiro lugar, sua cura foi imediata. A cura que ela procurou em vão durante doze anos foi realizada num momento. A cura que os médicos não puderam lhe dar, foi lhe concedida instantaneamente. Muitas pessoas por vários anos correm de lugar em lugar, andam de igreja em igreja, buscando paz com Deus, mas ficam ainda mais desesperadas. Porém, em Cristo há cura imediata para todas as nossas enfermidades físicas, emocionais e espirituais. Foi assim que Jesus curou aquela mulher.

Em segundo lugar, sua cura foi completa. Embora seu caso fosse crônico, ela foi completamente curada. Há cura completa para o maior pecador. Ainda que uma pessoa seja rejeitada ou esteja afundada no pântano do pecado, há perdão e cura para ela. Ainda que uma pessoa esteja possessa de demônios, há cura para ela. Ainda que sua mente esteja cheia de dúvidas, elas poderão ser dissipadas quando você tocar em Jesus. Ainda que você tenha caído depois da cura, há restauração para você se você tocar em Jesus. Ele te ama! A fonte ainda está aberta.

  • O fluir da unção e do amor de Jesus por meio do Espírito Santo produz paz, amor confiante e restauração além das palavras (mover do Espírito).
  • Hoje você pode tocar nas vestes de Jesus e ver estancada sua hemorragia existencial. Toque nas vestes de Jesus, pois Ele pode pôr um fim na sua angústia, na sua ansiedade, na falta de paz e confiança!
  • Jesus perguntou: “Quem me tocou nas vestes?” (5.30). Você pode ser uma pessoa estranha para a multidão, mas não para Jesus. Seu nome pode ser apenas “alguém” e Jesus saberá quem é você.
  • O evangelista Lucas registra: “Alguém me tocou, porque senti que de mim saiu poder” (Lc 8.46). Talvez muitos não saberão o seu nome, mas ele estará registrado no Livro da Vida. A Bíblia diz que Deus conhece os que são seus (II Tm 2.19). O sangue de Cristo estará sobre você. O Espírito de Deus estará em você. O poder da salvação pode ser manifesto em sua vida trazendo renovo para todas as áreas da sua vida. Se você tocar em Jesus, o poder da cura tocará em você e você será conhecido no céu.

Aqueles que tocam em Jesus devem fazer isto conhecido aos outros ( vs 33 )

  • Você precisa contar aos outros tudo o que Cristo fez por você. Jesus quer que você torne conhecido aos outros o que ele fez em você e por você.
  • Não se esconda no meio da multidão. Não cale a sua voz. Não se acovarde depois de ter sido restaurado.
  • Talvez você já conheça o Senhor há anos e ainda não o fez conhecido aos outros. Rompa o silêncio e testemunhe! Vá e conte ao mundo o que Jesus fez por você. Saia do anonimato!
  • Quando as bênçãos descem dos céus, elas devem retornar em forma de ações de graça por parte dos que foram abençoados.

④  Conclusão

  • Jesus disse para mulher: “Vai-te em paz, e fica livre do teu mal” (5.34). A bênção com que Jesus despediu a mulher é uma promessa para você agora.
  • Talvez, você tenha vindo a este lugar com medo, angústiado, com problemas intransponíveis, com marcas profundas nas emoções ou com uma hemorragia existencial.
  • Mas, agora, você poderá voltar livre para casa, curado, perdoado, salvo.
  • Vá a Jesus agora em oração, em clamor, em súplica.
  • Toque-o com sua fé. Ele pode liberar o seu poder curador e dizer-te; vai em Paz, fique livre do teu mal, a tua fé te salvou.
  • Peça ao Espírito Santo para tomar conta do teu espírito e que a sua vontade não seja mais a sua, mas sim a Dele! Que haja uma fé vibrante, vívida, significativa, libertadora, restauradora.
Anúncios

Sobre renewedpresbyterian

renewed presbyterian church of japan in anjo city aichi province
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s